Comentário - Com base no texto “Psicologia –
Conceituação e Visão Geral”[1],
a palavra psicologia deriva do grego e significa o “estudo da mente ou da
alma”. A nomenclatura só veio atestar um conceito que sempre esteve pertinente
na história da humanidade, em homens primitivos ou em grandes pensadores e
pesquisadores como Aristóteles, Galeno, Descartes, Locke, entre outros.
Gradativamente, a psicologia como ciência ganhou o seu espaço e reconhecimento,
entre tantos estudiosos que colaboraram para essa conquista, destaque para
Wilhelm Wundt (1832-1926), considerado o pai da psicologia ao desenvolver a
concepção do ‘paralelismo psicológico’[2].
A psicologia é uma ciência recente, positiva e atualmente é
definida como “a ciência que estuda o comportamento[3]
dos seres animados, seus processos mentais, e sua experiência”. Como tal, usa
os princípios da precisão, objetividade, empirismo, determinismo,
parcimônia e da tentativa. Nesse sentido, a psicologia é responsável pela investigação de vários
assuntos, entre eles: o desenvolvimento, a aprendizagem, a percepção-atenção-retenção, a consciência, o
pensamento e a linguagem, a motivação, a emoção, a
inteligência e a criatividade, as influências sociais e o comportamento social (Alvers, p. 3 - 5).
A psicologia se divide em três campos de estudo: Geral,
Especial e Aplicada. A primeira é encarregada dos conceitos básicos que abrange
todo o ser vivo. A psicologia especial está relaciona ao campo de pesquisas e conceitos.
Já a psicologia aplicada, como o próprio nome sugere, é transformada em
atividades práticas em constante desenvolvimento e crescimento (idem, p.6)
Um dos grandes diferenciais da psicologia é a sua
interlocução nas diversas áreas do conhecimento, tanto que seu estudo está no
currículo da maioria das graduações e especializações, entre elas a Pedagogia
(integrante da Psicologia Aplicada), fazendo parte das Ciências da Educação,
cuja finalidade é estudar os processos educativos.
A psicologia da educação “é uma disciplina que se baseia nos
fundamentos da formação pedagógica, busca compreender e explicar o que se passa
na situação de educação”, além de se caracterizar “como uma área de
investigação dos problemas e fenômenos educacionais, a partir de um
entendimento psicológico”, (p.6-7). Tudo isso, levando em conta o seu principal
objetivo - o processo de ensinar e aprender, nesse sentido, a sua aplicação na
prática pedagógica ganha uma importância insubstituível para a educação e para
a psicologia.
Vale destacar, que a Psicologia da Educação se faz a partir
de alguns conhecimentos teóricos práticos construtivos e indispensáveis à
prática do professor, relacionados às práticas educacionais no âmbito escolar e
social e a Psicologia e a Pedagogia Clínica Infantil (idem, p.7-8).
[1]
ALVERS, Leonice. Psicologia – Conceituação e Visão Geral.
Texto Complementar, disponibilizado no material de estudos da disciplina de
Psicologia da Educação A. Curso de Letras: Literatura e Português (UAB e UFSM),
2015.
[2] Segundo a qual os fenômenos mentais
correspondem fenômenos científicos.
[3] O comportamento humano é considerado
o objeto da psicologia.
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