sábado, 16 de janeiro de 2016

Psicologia da Educação: o alicerce da aprendizagem

Comentário - Com base no texto “Psicologia – Conceituação e Visão Geral”[1], a palavra psicologia deriva do grego e significa o “estudo da mente ou da alma”. A nomenclatura só veio atestar um conceito que sempre esteve pertinente na história da humanidade, em homens primitivos ou em grandes pensadores e pesquisadores como Aristóteles, Galeno, Descartes, Locke, entre outros. Gradativamente, a psicologia como ciência ganhou o seu espaço e reconhecimento, entre tantos estudiosos que colaboraram para essa conquista, destaque para Wilhelm Wundt (1832-1926), considerado o pai da psicologia ao desenvolver a concepção do ‘paralelismo psicológico’[2].
A psicologia é uma ciência recente, positiva e atualmente é definida como “a ciência que estuda o comportamento[3] dos seres animados, seus processos mentais, e sua experiência”. Como tal, usa os princípios da precisão, objetividade, empirismo, determinismo, parcimônia e da tentativa. Nesse sentido, a psicologia é responsável pela investigação de vários assuntos, entre eles: o desenvolvimento, a aprendizagem, a percepção-atenção-retenção, a consciência, o pensamento e a linguagem, a motivação, a emoção, a inteligência e a criatividade, as influências sociais e o comportamento social (Alvers, p. 3 - 5).
A psicologia se divide em três campos de estudo: Geral, Especial e Aplicada. A primeira é encarregada dos conceitos básicos que abrange todo o ser vivo. A psicologia especial está relaciona ao campo de pesquisas e conceitos. Já a psicologia aplicada, como o próprio nome sugere, é transformada em atividades práticas em constante desenvolvimento e crescimento (idem, p.6)
Um dos grandes diferenciais da psicologia é a sua interlocução nas diversas áreas do conhecimento, tanto que seu estudo está no currículo da maioria das graduações e especializações, entre elas a Pedagogia (integrante da Psicologia Aplicada), fazendo parte das Ciências da Educação, cuja finalidade é estudar os processos educativos.
A psicologia da educação “é uma disciplina que se baseia nos fundamentos da formação pedagógica, busca compreender e explicar o que se passa na situação de educação”, além de se caracterizar “como uma área de investigação dos problemas e fenômenos educacionais, a partir de um entendimento psicológico”, (p.6-7). Tudo isso, levando em conta o seu principal objetivo - o processo de ensinar e aprender, nesse sentido, a sua aplicação na prática pedagógica ganha uma importância insubstituível para a educação e para a psicologia.
Vale destacar, que a Psicologia da Educação se faz a partir de alguns conhecimentos teóricos práticos construtivos e indispensáveis à prática do professor, relacionados às práticas educacionais no âmbito escolar e social e a Psicologia e a Pedagogia Clínica Infantil (idem, p.7-8).




[1] ALVERS, Leonice. Psicologia – Conceituação e Visão Geral. Texto Complementar, disponibilizado no material de estudos da disciplina de Psicologia da Educação A. Curso de Letras: Literatura e Português (UAB e UFSM), 2015.
[2] Segundo a qual os fenômenos mentais correspondem fenômenos científicos.
[3] O comportamento humano é considerado o objeto da psicologia.

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