PLANO DE AULA
1 – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Componente Curricular: Língua Portuguesa.
Áreas afins: Conhecimento
Geral, Redação, Gramática, Informática e Pesquisa.
Série: 1º Ano do Ensino Médio.
Faixa Etária:
15 anos.
Nº de Estudantes: 15 (quinze).
Data: 20 a 24 de
dezembro de 2014.
Hora: 16 horas
(divididos em quatro aulas).
Professora:
Ires Milena Koster.
2- CONTEÚDOS :
·
Gênero jornalístico;
·
Reconhecimento das estruturas de um texto
jornalístico (formato, coesão, clareza, noticiabilidade, normas gramaticais e
estilo;
·
Ética da informação e responsabilidade social da
comunicação;
·
Análise crítica da mídia;
·
Redação aplicada e técnicas de reportagem;
·
Comunicação alternativa (fotos, infográficos,
charges, histórias em quadrinho);
·
Edição de texto e imagem;
·
Produção de projeto piloto.
3- OBJETIVOS:
·
Conhecer e diferenciar os gêneros jornalísticos;
·
Realizar análise crítica sobre os critérios de
notícias;
·
Pesquisar e produzir texto jornalístico conforme
técnicas de reportagem e normas gramaticais;
·
Apresentar opções de comunicação alternativas;
·
Fomentar a criação de um jornal escolar digital;
·
Introduzir ferramentas multimídias no contexto
educacional.
4- PROCEDIMENTOS:
·
Vídeo e aula expositiva sobre definição redação
jornalística;
·
Pesquisa sobre textos jornalísticos em jornais
impressos locais e estaduais; Comparação desses textos em veículos impressos,
digitais e informais como as redes sociais;
·
Compartilhamento,
discussões e análise crítica entre os alunos dos resultados das pesquisas com
mediação da professora;
·
Oficina
de produção de texto conforme critérios de noticiabilidade no contexto da
comunidade escolar;
·
Apresentação
sobre comunicação alternativa para informação jornalística;
·
Estudos em grupo e individuais com
assessoramento da professora.
5- RECURSOS:
- Conceitos fundantes (livros e sites);
- Jornais locais e estaduais formato
impresso e digital;
- Máquinas fotográficas;
- Equipamento multimídia (slides de
PowerPoint e vídeos);
- Laboratório de Informática.
6- Passo a Passo (Metodologia):
6.1 Aula 1
Local:
Sala de Aula.
Apoio:
Equipamento Multimídia (projetor de imagens, PowerPoint) e jornais impressos.
- Autoapresentação dos estudantes e da professora
e apresentação da proposta da oficina pela professora com a interação e ajustes
dos estudantes;
- Vídeo o que é notícia (youtube);
- Discussão sobre o vídeo;
Objetivo: Introduzir ao estudante o
formato do texto jornalístico e suas técnicas de redação e noticiabilidade.
- Proposta de trabalho: Procurar em
jornais impressos locais e estaduais uma notícia de interesse do estudante s.
Local:
Laboratório de Informática
Apoio:
Equipamento Multimídia e computadores.
- Continuação da proposta de trabalho:
comparar a notícia escolhida no impresso nos meios digitais como: versão
on-line do jornal impresso, sites de notícias, blogs, e comentários dessas
notícias em redes sociais como facebook.
Objetivo: Diferenciar o texto impresso e
on-line conforme a característica de cada veículo com intuito do estudante
identificar a linguagem mais apropriada para o jornal escolar digital.
- Breve discussão verbal sobre o exercício;
- Criação de um grupo fechado entre os
estudantes e professora no facebook para promover os comentários sobre a
atividade desenvolvida;
- Bônus: Vídeo sobre a importância da
pesquisa na educação (youtube).
6.2 Aula 2
Local:
Sala de Aula.
Apoio:
Equipamento Multimídia (projetor de imagens, PowerPoint).
- Instruções de como escrever uma notícia;
- PowerPoint ilustrativo sobre o que pode
ser notícia em nossa escola;
- Proposta de trabalho (Oficina de produção de texto): Construção de uma
notícia coletiva (dividir o grupo em três grupos para apuração das informações
e depois, conforme as instruções, elaborar coletivamente a pauta escolhida com
as devidas normas gramaticais e estilo).
Objetivo: Iniciar o estudante na produção
de texto e nos critérios de noticiabilidade.
- Vídeo sobre ética e jornalismo;
- Grupo de discussão: análise crítica da
mídia;
- Bônus: Atividade extraclasse para
assistir o filme “O Quarto Poder”.
Objetivo: provocar os estudantes para
questionarem a atuação da mídia em nossa cidade, região e país, conforme
princípios éticos, interesses econômicos e responsabilidade social da
comunicação.
- Compromisso: comentários sobre a aula 2
e sobre o filme no grupo do facebook.
6.3 Aula 3
Local:
Sala de Aula.
Apoio:
Equipamento Multimídia (projetor de imagens, PowerPoint), máquinas
fotográficas.
- Vídeo sobre o que é comunicação
alternativa (charges, histórias em quadrinhos etc);
- Instrução introdutória sobre técnicas
fotográficas com auxílio do PowerPoint;
- Proposta de trabalho (Oficina de Fotografia): Escolher uma temática no
ambiente escolar para ser fotografado pelos estudantes;
Objetivo: Colocar o estudante em contato
com ferramentas que venham a completar ou substituir a redação jornalística
colaborando com a diversidade das informações.
Local:
Laboratório de Informática
Apoio:
Equipamento Multimídia e computadores.
- Continuação da proposta de trabalho: Compartilhamento
das fotos no facebook com os devidos comentários;
- Explanação sobre a importância e o
compromisso de um jornal escolar em formato de blog;
- Proposta de trabalho (Produção do projeto piloto) Apresentação e “prática”
passo a passo para a elaboração de um blog;
- Divisão dos estudantes em três grupos
para a definição das pautas das notícias que serão publicadas no blog na
próxima aula;
Objetivo: Produzir o blog coletivamente,
incluindo a definição do seu design, layout, configurações e propostas de
textos, assim com a sua administração e manutenção;
- Bônus: Vídeo sobre o uso de blogs nas
aulas de língua portuguesa (youtube).
- Bônus 2: Atividade extraclasse para
visitar exposição sobre fotografia no Hall de entrada da Escola sobre “Educação
e a responsabilidade social da comunicação”.
- Compromisso: comentários sobre a aula 3 e
sobre as sugestões de pautas (ideias e dúvidas).
6.4 Aula 4
Local:
Laboratório de Informática.
Apoio:
Equipamento Multimídia (projetor de imagens, PowerPoint), máquinas
fotográficas.
- Proposta de trabalho (finalização do projeto): Instruções finais sobre
a pauta a ser desenvolvidas pelos três grupos de estudantes;
- Saída supervisionada para elaboração da
pauta (entrevistas e fotos), com a ajuda extra de dois jornalistas convidados e
equipe diretiva da Escola;
- Produção textual por grupo;
- Correção e edição coletiva dos textos;
- Publicação no blog da turma e
compartilhamento nas redes sociais
Objetivo: Colocar em prática a proposta da
oficina, capacitando o estudante a discernir sobre o que é notícia e a sua
responsabilidade social, sobre as técnicas de redação, sobre fotografias e
comunicações alternativas, sobre a criação e manutenção de um blog, assim como
a importância do uso das ferramentas multimídias para a execução dessas
tarefas.
Bônus: Vídeo sobre hipertexto e hipermídia
com intuito de incrementar o jornal escolar digital.
- Compromisso: comentários sobre a oficina
e participação no lançamento oficial do blog para a comunidade escolar.
7- AVALIAÇÃO:
Acompanhamento das atividades e aplicabilidade
do projeto, no caso o jornal escolar, com a finalidade de desenvolver o lado
crítico dos estudantes, de acompanhar o seu desempenho com a produção de texto
por meio do gênero jornalístico, de diagnosticar as limitações gramaticais, de
fomentar o uso de multimídias nas atividades curriculares, de orientar o uso
das ferramentas digitais de forma que as mesmas colaborem com o aprendizado e
por fim, potencializar o objeto de estudo (jornal escolar) no contexto da interdisciplinaridade.
8- ENCAMINHAMENTO:
- Usar o jornal escolar digital para
divulgar as atividades da escola envolvendo todas as áreas de conhecimento;
- Fomentar as publicações para colaborar
com a produção textual dos estudantes e professores/as;
- Exemplificar um caso concreto de
aplicabilidade de ferramentas multimídias na educação.
9- BIBLIOGRAFIA:
ALTMAN, Fábio. A
arte da entrevista. São Paulo: Boitempo, 2004.
BASTOS, Helder. Jornalismo
eletrónico. Internet e reconfiguração de práticas nas redacções. Coimbra:
Minerva, 2000.
CEGALLA, Domingos
Pascoal. Novíssima Gramática da Língua
Portuguesa. 46º ed. São Paulo: IBEP, 2005.
FARIAS, Priscila. Tipografia
digital: o impacto das novas tecnologias. São Paulo: 2AB Editora, 2001.
FERRARI, Pollyana. Hipertexto
hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo:
Contexto, 2007.
KARAM, Francisco José. Jornalismo,
ética e liberdade. São Paulo: Summus, 1997.
KOCH, Ingedore
Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e
compreender os sentidos do texto. 1º ed. São Paulo: Editora Contexto,
2006.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
LAGE, Nilson. A
reportagem: teoria e técnica da entrevista. Rio de Janeiro: Record, 2001.
MACHADO, Elias. O
ciberespaço como fonte para os jornalistas. Salvador: Calandra, 2003.
RODRIGUES, Catarina. Blogs
e a fragmentação do espaço público. Disponível em: <http://www.labcom.ubi.pt/livroslabcom/pdfs/rodrigues-catarina-blogs-fragmentacao-espaco-publico.pdf>.
Olá colega, tudo bom?
ResponderExcluirEm primeiro lugar, gostaria de parabeniza-la pelo blog. Achei lindo o plano de fundo e todo o design dele. Quanto ao plano de aula, eu achei bem organizado e claro nas suas informações. Sucesso para você! Abraço.