sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Oficina: Jornal Escolar Digital

PLANO DE AULA

1 – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

Componente Curricular: Língua Portuguesa.
Áreas afins: Conhecimento Geral, Redação, Gramática, Informática e Pesquisa.
Série:  1º Ano do Ensino Médio.
Faixa Etária: 15 anos.
Nº de Estudantes: 15 (quinze).
Data: 20 a 24 de dezembro de 2014.
Hora: 16 horas (divididos em quatro aulas).   
Professora: Ires Milena Koster.

2- CONTEÚDOS :
·        Gênero jornalístico;
·        Reconhecimento das estruturas de um texto jornalístico (formato, coesão, clareza, noticiabilidade, normas gramaticais e estilo;
·        Ética da informação e responsabilidade social da comunicação;
·        Análise crítica da mídia;
·        Redação aplicada e técnicas de reportagem;
·        Comunicação alternativa (fotos, infográficos, charges, histórias em quadrinho);
·        Edição de texto e imagem;
·        Produção de projeto piloto.

3- OBJETIVOS:
·        Conhecer e diferenciar os gêneros jornalísticos;
·        Realizar análise crítica sobre os critérios de notícias;
·        Pesquisar e produzir texto jornalístico conforme técnicas de reportagem e normas gramaticais;
·        Apresentar opções de comunicação alternativas;
·        Fomentar a criação de um jornal escolar digital;
·        Introduzir ferramentas multimídias no contexto educacional.

4- PROCEDIMENTOS:
·        Vídeo e aula expositiva sobre definição redação jornalística;
·        Pesquisa sobre textos jornalísticos em jornais impressos locais e estaduais; Comparação desses textos em veículos impressos, digitais e informais como as redes sociais;
·        Compartilhamento, discussões e análise crítica entre os alunos dos resultados das pesquisas com mediação da professora;
·        Oficina de produção de texto conforme critérios de noticiabilidade no contexto da comunidade escolar;
·        Apresentação sobre comunicação alternativa para informação jornalística;
·        Estudos em grupo e individuais com assessoramento da professora.

5- RECURSOS:
- Conceitos fundantes (livros e sites);
- Jornais locais e estaduais formato impresso e digital;
- Máquinas fotográficas;
- Equipamento multimídia (slides de PowerPoint e vídeos);
- Laboratório de Informática.

6- Passo a Passo (Metodologia):

6.1 Aula 1
Local: Sala de Aula.
Apoio: Equipamento Multimídia (projetor de imagens, PowerPoint) e jornais impressos.

- Autoapresentação dos estudantes e da professora e apresentação da proposta da oficina pela professora com a interação e ajustes dos estudantes;
- Vídeo o que é notícia (youtube);
- Discussão sobre o vídeo;
Objetivo: Introduzir ao estudante o formato do texto jornalístico e suas técnicas de redação e noticiabilidade.
- Proposta de trabalho: Procurar em jornais impressos locais e estaduais uma notícia de interesse do estudante s.


Local: Laboratório de Informática
Apoio: Equipamento Multimídia e computadores.
- Continuação da proposta de trabalho: comparar a notícia escolhida no impresso nos meios digitais como: versão on-line do jornal impresso, sites de notícias, blogs, e comentários dessas notícias em redes sociais como facebook.
Objetivo: Diferenciar o texto impresso e on-line conforme a característica de cada veículo com intuito do estudante identificar a linguagem mais apropriada para o jornal escolar digital.
- Breve discussão verbal sobre o exercício;
- Criação de um grupo fechado entre os estudantes e professora no facebook para promover os comentários sobre a atividade desenvolvida;
- Bônus: Vídeo sobre a importância da pesquisa na educação (youtube).


6.2 Aula 2
Local: Sala de Aula.
Apoio: Equipamento Multimídia (projetor de imagens, PowerPoint).

- Instruções de como escrever uma notícia;
- PowerPoint ilustrativo sobre o que pode ser notícia em nossa escola;
- Proposta de trabalho (Oficina de produção de texto): Construção de uma notícia coletiva (dividir o grupo em três grupos para apuração das informações e depois, conforme as instruções, elaborar coletivamente a pauta escolhida com as devidas normas gramaticais e estilo).
Objetivo: Iniciar o estudante na produção de texto e nos critérios de noticiabilidade.
- Vídeo sobre ética e jornalismo;
- Grupo de discussão: análise crítica da mídia;
- Bônus: Atividade extraclasse para assistir o filme “O Quarto Poder”.
Objetivo: provocar os estudantes para questionarem a atuação da mídia em nossa cidade, região e país, conforme princípios éticos, interesses econômicos e responsabilidade social da comunicação.
- Compromisso: comentários sobre a aula 2 e sobre o filme no grupo do facebook.



6.3 Aula 3
Local: Sala de Aula.
Apoio: Equipamento Multimídia (projetor de imagens, PowerPoint), máquinas fotográficas.

- Vídeo sobre o que é comunicação alternativa (charges, histórias em quadrinhos etc);
- Instrução introdutória sobre técnicas fotográficas com auxílio do PowerPoint;
- Proposta de trabalho (Oficina de Fotografia): Escolher uma temática no ambiente escolar para ser fotografado pelos estudantes;
Objetivo: Colocar o estudante em contato com ferramentas que venham a completar ou substituir a redação jornalística colaborando com a diversidade das informações.

Local: Laboratório de Informática
Apoio: Equipamento Multimídia e computadores.

- Continuação da proposta de trabalho: Compartilhamento das fotos no facebook com os devidos comentários;
- Explanação sobre a importância e o compromisso de um jornal escolar em formato de blog;
- Proposta de trabalho (Produção do projeto piloto) Apresentação e “prática” passo a passo para a elaboração de um blog;
- Divisão dos estudantes em três grupos para a definição das pautas das notícias que serão publicadas no blog na próxima aula;
Objetivo: Produzir o blog coletivamente, incluindo a definição do seu design, layout, configurações e propostas de textos, assim com a sua administração e manutenção;
- Bônus: Vídeo sobre o uso de blogs nas aulas de língua portuguesa (youtube).
- Bônus 2: Atividade extraclasse para visitar exposição sobre fotografia no Hall de entrada da Escola sobre “Educação e a responsabilidade social da comunicação”.
- Compromisso: comentários sobre a aula 3 e sobre as sugestões de pautas (ideias e dúvidas).



6.4 Aula 4
Local: Laboratório de Informática.
Apoio: Equipamento Multimídia (projetor de imagens, PowerPoint), máquinas fotográficas.

- Proposta de trabalho (finalização do projeto): Instruções finais sobre a pauta a ser desenvolvidas pelos três grupos de estudantes;
- Saída supervisionada para elaboração da pauta (entrevistas e fotos), com a ajuda extra de dois jornalistas convidados e equipe diretiva da Escola;
- Produção textual por grupo;
- Correção e edição coletiva dos textos;
- Publicação no blog da turma e compartilhamento nas redes sociais
Objetivo: Colocar em prática a proposta da oficina, capacitando o estudante a discernir sobre o que é notícia e a sua responsabilidade social, sobre as técnicas de redação, sobre fotografias e comunicações alternativas, sobre a criação e manutenção de um blog, assim como a importância do uso das ferramentas multimídias para a execução dessas tarefas.
Bônus: Vídeo sobre hipertexto e hipermídia com intuito de incrementar o jornal escolar digital.
- Compromisso: comentários sobre a oficina e participação no lançamento oficial do blog para a comunidade escolar.

7- AVALIAÇÃO:
Acompanhamento das atividades e aplicabilidade do projeto, no caso o jornal escolar, com a finalidade de desenvolver o lado crítico dos estudantes, de acompanhar o seu desempenho com a produção de texto por meio do gênero jornalístico, de diagnosticar as limitações gramaticais, de fomentar o uso de multimídias nas atividades curriculares, de orientar o uso das ferramentas digitais de forma que as mesmas colaborem com o aprendizado e por fim, potencializar o objeto de estudo (jornal escolar) no contexto da interdisciplinaridade.

8- ENCAMINHAMENTO:
- Usar o jornal escolar digital para divulgar as atividades da escola envolvendo todas as áreas de conhecimento;
- Fomentar as publicações para colaborar com a produção textual dos estudantes e professores/as;
- Exemplificar um caso concreto de aplicabilidade de ferramentas multimídias na educação.



9- BIBLIOGRAFIA:

ALTMAN, Fábio. A arte da entrevista. São Paulo: Boitempo, 2004.
BASTOS, Helder. Jornalismo eletrónico. Internet e reconfiguração de práticas nas redacções. Coimbra: Minerva, 2000.
CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. 46º ed.  São Paulo: IBEP, 2005.
FARIAS, Priscila. Tipografia digital: o impacto das novas tecnologias. São Paulo: 2AB Editora, 2001.
FERRARI, Pollyana. Hipertexto hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2007.
KARAM, Francisco José. Jornalismo, ética e liberdade. São Paulo: Summus, 1997.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto.  1º ed. São Paulo: Editora Contexto, 2006.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica da entrevista. Rio de Janeiro: Record, 2001.
MACHADO, Elias. O ciberespaço como fonte para os jornalistas. Salvador: Calandra, 2003.
RODRIGUES, Catarina. Blogs e a fragmentação do espaço público. Disponível em: <http://www.labcom.ubi.pt/livroslabcom/pdfs/rodrigues-catarina-blogs-fragmentacao-espaco-publico.pdf>.






Um comentário:

  1. Olá colega, tudo bom?
    Em primeiro lugar, gostaria de parabeniza-la pelo blog. Achei lindo o plano de fundo e todo o design dele. Quanto ao plano de aula, eu achei bem organizado e claro nas suas informações. Sucesso para você! Abraço.

    ResponderExcluir