sábado, 16 de janeiro de 2016

Sobre a Teoria Cognitivista

Comentário - Uma das marcas do cognitivismo é o fator maturacional do desenvolvimento das crianças o que vai influenciar em outros pontos dessa teoria, como a concepção de interação e aprendizagem indissociáveis, a qual vai contribuir para a construção do conhecimento no decorrer da vida do indivíduo. Nessa perspectiva, Jean Piaget elaborou um esquema de desenvolvimento intelectual dividido em estágios: sensório-motor (0 a 2 anos); pré-operacional (2 a 6/7 anos); operações completas (7 a 11 anos) e operações formais (12 anos....). Esses estudos têm grande influência na educação, por exemplo, na elaboração adequada dos currículos escolares.
Piaget, como um importante teórico cognitivista, fez apontamentos cruciais ao notar que a lógica do funcionamento da criança é diferente do adulto e que cada criança constrói suas concepções. E nesse universo, a educação constitui um “todo” formado por fatores afetivos, morais, sociais e intelectuais e esses aspectos devem estar em equilíbrio, pois uma criança que sofre um constrangimento intelectual “não conseguirá ser livre moralmente”.


Outra consequência dessa teoria é a consciência da necessidade de viabilizar aos estudantes a autonomia intelectual. Nesse sentido, o estímulo à pesquisa pode ser um exemplo de aplicabilidade em sala de aula, pois o professor estará proporcionando aos alunos uma democracia para a construção do conhecimento que ocorrerá individualmente e coletivamente, por meio, principalmente, da troca de informações e experiências.

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