Comentário - A principal suposição da Teoria Comportamentalista é a
existência de um Estímulo que provoca uma Resposta no processo de
aprendizagem. Para Pavlov o comportamento é resultante efetivo da aprendizagem ou de
respostas condicionadas para determinados estímulos. As experiências de Thorndike desencadearam alguns conceitos como
comportamento aleatório; curva de aprendizagem; aprendizagem por ensaio e erro
e as leis de aprendizagem. Skinner
estudou o comportamento observável. Propôs que o comportamento é motivado mais
por estímulos externos e é diretivo ou instintivo. O teórico postulou sua lei
da aquisição, em que a força do comportamento operante aumenta quando ele é
seguido pela apresentação de um estímulo de reforço.
O condicionamento na sala de aula é uma realidade inegável,
por exemplo, o som da campainha, os medos impostos em determinadas disciplinas
e/ou avaliações, o estigma de bom ou mau aluno, etc. Destaco, também, “a
aprendizagem programada” formulada por Skinner, a qual se “assemelha” muito a
modalidade de ensino EaD. Nesse sentido, a tomo como exemplo atual, pois além
do progresso individual é notável que a aprendizagem se torne mais efetiva
quando participamos ativamente das tarefas e fóruns e somos recompensados com o
feedback dos professores e colegas.
Por isso a importância de estimular e motivar essas participações de tal forma
que cada resposta torne-se um novo estímulo e não uma punição.
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