sábado, 16 de janeiro de 2016

Psicologia Comportamentalista: um breve comentário

Comentário - A principal suposição da Teoria Comportamentalista é a existência de um Estímulo que provoca uma Resposta no processo de aprendizagem.  Para Pavlov o comportamento é resultante efetivo da aprendizagem ou de respostas condicionadas para determinados estímulos. As experiências de Thorndike  desencadearam alguns conceitos como comportamento aleatório; curva de aprendizagem; aprendizagem por ensaio e erro e as leis de aprendizagem. Skinner estudou o comportamento observável. Propôs que o comportamento é motivado mais por estímulos externos e é diretivo ou instintivo. O teórico postulou sua lei da aquisição, em que a força do comportamento operante aumenta quando ele é seguido pela apresentação de um estímulo de reforço.
O condicionamento na sala de aula é uma realidade inegável, por exemplo, o som da campainha, os medos impostos em determinadas disciplinas e/ou avaliações, o estigma de bom ou mau aluno, etc. Destaco, também, “a aprendizagem programada” formulada por Skinner, a qual se “assemelha” muito a modalidade de ensino EaD. Nesse sentido, a tomo como exemplo atual, pois além do progresso individual é notável que a aprendizagem se torne mais efetiva quando participamos ativamente das tarefas e fóruns e somos recompensados com o feedback dos professores e colegas. Por isso a importância de estimular e motivar essas participações de tal forma que cada resposta torne-se um novo estímulo e não uma punição.


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