terça-feira, 1 de maio de 2018

Estratégias de leitura top-down e bottom-up


De forma simplificada no top-down (de cima para baixo) as atividades são centradas do conteúdo em si e no bottom-up (de baixo para cima) as atividades são centradas nas formas gramaticais do texto.
Segundo Paiva (2005, p. 130), esses processos são de suma importância, pois a leitura é um processo de construção de significados. Assim sendo, a atividade de leitura vai além de uma simples transmissão de informação, porque cada leitor, estudante ... é único, o que infere em construções de significados diferentes, baseados nos conhecimentos e experiências desses indivíduos. Nesse sentido, a atividade de leitura “envolve a habilidade de processar as informações registradas no papel (bottom-up) e o conhecimento de mundo que o leitor aciona para compreender um texto (top-down)”, (PAIVA, 2005, p. 130).
Por exemplo, na leitura de um texto sobre as Olímpiadas 2016, @ professor(a) pode levar para sala de aula várias fotos de modalidades esportivas e perguntar aos estudantes quais dessas modalidades eles conhecem ou já praticaram, quais delas faziam parte das olimpíadas no Rio de Janeiro, e/ou quais delas o Brasil conquistou uma medalha olímpica. Essa estratégia, baseada no processo top-down, explora o pré- conhecimento d@ alun@ e as suas opiniões.
Contextualizado o tema, o professor poderá iniciar a leitura do texto e trabalhar vários pontos, como a interpretação e a gramática. Ao relacionar elementos gramaticais no texto (morfologia, sintaxe, semântica, etc.), o professor incorporará o processo bottom-up.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PAIVA, Vera Lúcia Menezes Oliveira. Desenvolvendo a habilidade de leitura In: PAIVA, V.L.M.O. (Org.). Práticas de ensino e aprendizagem de inglês com foco na autonomia. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2005. p. 129-147. Disponível em: http://www.veramenezes.com/leitura2.htm. Acesso em 27 de abril de 2017.

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