domingo, 17 de setembro de 2017

Introdução aos Pronomes


Dorme, ruazinha… E tudo escuro…
E os meus passos, quem é que pode ouvi-los?
Dorme o teu sono sossegado e puro,
Com teus lampiões, com teus jardins tranquilos


Dorme… Não há ladrões, eu te asseguro…
Nem guardas para acaso persegui-los…
Na noite alta, como sobre um muro,
As estrelinhas cantam como grilos…


O vento está dormindo na calçada,
O vento enovelou-se como um cão…
Dorme, ruazinha… Não há nada…


Só os meus passos… Mas tão leves são
Que até parecem, pela madrugada,
Os da minha futura assombração…


No poema acima, existe alguém que fala com outro alguém sobre alguma coisa.

1º Elemento → o eu lírico (fala) → 2º Elemento → com a ruazinha → 3º Elemento → a respeito de seus próprios passos.

A esses elementos damos o nome de pessoas do discurso ou pessoas gramaticais que são três:

1ª Pessoa: quem fala;
2ª Pessoa: com quem se fala;
3ª Pessoa: de quem se fala.

Podemos identificar essas três pessoas do discurso no texto de Mário Quintana, pelas palavras:
1ª - E os meus passos ... (“meus” refere-se à primeira pessoa / o eu lírico).
2ª - Dorme o teu sono... (“teu” refere-se à segunda pessoa / a ruazinha).
3ª Que pode ouvi-los? (“los” refere-se à 3ª pessoa / os passos).

☼ Essas palavras são chamadas de pronomes. Elas substituem ou acompanham os substantivos relacionando-os com as pessoas no discurso. Veja:

→ meus passos
(pronome + substantivo);
→ teu sono
(pronome + substantivo);
→ouvi-los
(verbo + pronome que substitui o substantivo “passos”).

Quando o pronome acompanha o substantivo, ele é chamado de pronome adjetivo. Quando o pronome substitui o substantivo, ele é chamado de pronome substantivo.


Minha Mina / Pronome adjetivo                 
Pra Ela / Pronome Substantivo


CLASSIFICAÇÃO DOS PRONOMES

Os pronomes classificam-se em: Pessoais; Possessivos; Demonstrativos; Indefinidos; Interrogativos; Relativos.


Agora é a sua vez de pesquisar: defina e exemplifique os pronomes citados a cima.

Fonte: MESQUITA, Roberto Melo; MARTOS, Cloder Rivas. Gramática Pedagógica. São Paulo: Saraiva, 1999.

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